terça-feira, 14 de abril de 2009

Dia do Beijo

A escultura "O beijo" (1887), do artista francês Auguste Rodin

Hoje é o 'Dia do beijo'. Você já deu o seu?

Afetuoso, apaixonado, marcante: o beijo faz bem ao corpo e à alma.

O dia 13 de abril celebra o mais emblemático símbolo do amor no Brasil. É o Dia do Beijo.
Não se sabe quem foi o responsável por conceber uma data para a principal expressão de carinho. Dizem até que beijo não tem dia nem hora certa. Vale a qualquer hora.

Apaixonado, afetuoso, abençoado, entre namorados, entre amigos, de mãe para filho, da filha para o pai, beijo de bom-dia, beijo de adeus,
beijo de juras eternas de amor. E tem o beijo sem grandes compromissos de quem troca o namorar pelo ‘ficar’. Nas festas, danceterias e, especialmente, no carnaval, beijar é praticamente um desfecho do ritual da ‘balada’.

Beijar faz bem e não engorda

O beijo pode ser uma das maneiras para combater a depressão. Como qualquer atividade física, ativa a liberação de endorfinas no cérebro, substância ligada às sensações de prazer.

E para quem acha que beijar na boca pode ser perigoso por causa da troca de salivas repletas de bactérias, um aviso dos especialistas: as bactérias do beijo são inofensivas para saúde.

Um pouco de história

Ao longo dos séculos, no entanto, beijar representou muito mais do que um gesto de carinho. Entre os hebreus, o beijo era afetuoso e realizado nas saudações. Também marcava reconciliação ou perdão. Foi também com um beijo que Judas identificou Jesus aos seus perseguidores. ("Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho de Deus?" – Lucas, 22:48)

O beijo entre os persas simbolizava a classe social. Homens do mesmo padrão de vida se beijavam na boca. Se um dos homens era de classe inferior, o beijo era dado no rosto. Se a diferença de classe era muito grande, o mais pobre se ajoelhava diante do mais rico. Na Idade Média (séculos V a XV), o "beijo da paz", que simbolizava caridade, era usado em muitos rituais como um gesto elitista e exclusivo aos homens. Também marcava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos.

A partir do Renascimento, o beijo na boca deixou de fazer parte dos ritos oficiais e sagrados e se tornou exclusivo dos amantes. Na Igreja Católica, os beijos sagrados ficaram restritos aos dados pelos fiéis ao padre no altar; o beijo entre os recém-casados ao final da cerimônia; e o gesto consagrado pelo Papa João Paulo II de beijar o solo de cada país que desembarcava.

Além do Dia do Beijo, neste 13 de abril também se comemora o Dia do Jovem, o Dia do Office-boy e o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Difícil é encontrar alguém que comemore tudo de uma vez: um jovem office-boy que goste de beijar ao som de “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas...”

É, beijar faz bem! Então, comemore seu 13 de abril e Feliz Dia do Beijo!

FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL21316-5598,00.html





Sem comentários:

Enviar um comentário